NotíciaOportunidades

Empoderamento juvenil é tema do 6º Fórum Brasil-África

Evento ocorre em 22 e 23 de novembro em Salvador, com parceria da Câmara Árabe, e tem inscrições abertas.

São Paulo – O Instituto Brasil África promove a sexta edição do Fórum Brasil-África, em Salvador, em 22 e 23 de novembro. O evento tem como tema central “Empoderamento Juvenil – Transformação para alcançar o Desenvolvimento Sustentável”. As inscrições estão abertas. Na foto acima, a edição do ano passado, em São Paulo.

“Entendemos que o empoderamento da juventude está na agenda global como um caminho fundamental para a redução da pobreza e crescimento econômico sustentável. Esta edição do Fórum Brasil-África tem por objetivo criar um ambiente de discussão de alto nível com líderes das regiões para compartilhar ideias, experiências e oportunidades para jovens no Brasil e na África”, disse o presidente do Instituto Brasil-África, João Bosco Monte.

Entre os temas abordados estarão “Uma nova onda de fluxos de comércio e investimentos Brasil-África”, “Indústria criativa”, “O papel dos jovens na promoção da democracia e da paz”, “Desenvolvimento local”, “Cooperação Sul-Sul e triangular para saúde e desenvolvimento”.

Participarão como palestrantes Saad Ali Shire, ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Somalilândia; Waleed Wohaib, diretor geral do Fundo de Solidariedade Islâmica para o Desenvolvimento; Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e Defesa do Brasil; e José Ramos Horta, ex-presidente de Timor-Leste e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.

Também falarão Simeon K. Ehui, diretor do Banco Mundial; Maria do Carmo Silveira, secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); e Oley Dibba-Wadda, diretora do departamento de Capital Humano, Juventude e Desenvolvimento de Competências do Banco Africano de Desenvolvimento, entre outros.  A programação completa está no site do evento, e o investimento é de R$ 1.500.

O fórum tem como parceira a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Monte disse que “a participação da Câmara Árabe como apoiadora é fundamental para que o estreitamento das relações comerciais, culturais e sociais entre os países possam se tornar uma realidade, e serve de estímulo para outras iniciativas”.

6º Fórum Brasil África é uma realização do Instituto Brasil África e conta com patrocínio do Afreximbank, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e Standard Bank, e com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), da organização Unitaid, do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, da empresa nipo-brasileira Campo, do Fórum para Pesquisa Agrícola na África (Fara), da CPLP e da Aldairton Carvalho Sociedade de Advogados.

Artigos relacionados

Verifique também

Close
Close