ComércioNotícia

Ministério da Agricultura faz missão ao Egito e Emirados

Missão começa nesta sexta-feira e vai até 08 de setembro, passando também pela Turquia. Participam representantes de 25 empresas e entidades brasileiras do agronegócio.

São Paulo – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inicia nesta sexta-feira (31) uma missão empresarial para três países, com início em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (dias 01 e 02 de setembro), seguido pelo Cairo, no Egito (03 e 04 de setembro), e por fim, Istambul (05 e 06 de setembro) e Ancara (07 de setembro), ambas cidades turcas. A missão é liderada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki.

Participam da viagem 25 representantes de empresas brasileiras e entidades de diversos segmentos do agronegócio, como proteína animal (carne bovina e de frango), açaí, café, tradings, assessoria empresarial, certificação halal, entre outros; além de técnicos do Mapa, que farão reuniões bilaterais com empresários e autoridades dos países visitados, além de participação na feira World Food Istambul (Turquia).

“A missão tem por objetivo a abertura de mercado para os produtos brasileiros, principalmente a proteína animal de carne de gado e frango, além de reforçar a posição do Brasil como um dos principais fornecedores de açúcar, milho, café e carne para esses países, principalmente os Emirados”, informou o diretor do departamento de promoção internacional do agronegócio do Mapa, Evaldo da Silva Júnior, que também participará da comitiva.

Segundo informações do ministério, a missão visa ainda ampliar a diversificar as pautas comerciais e prospectar mercados, dentro da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura de elevar a participação nacional nas exportações dos atuais 7% para 10% em cinco anos. Serão realizadas reuniões com autoridades locais e importadores e, no caso do Egito, a ênfase será em promover o abastecimento permanente de alimentos ao país.

Entre as empresas e entidades confirmadas estão a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (visitará Egito e Emirados apenas), a Federação das Associações Muçulmanas no Brasil (Fambras), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e as empresas BRF (foto acima), Marfrig, Minerva Foods, Mercúrio Alimentos, Petruz Açaí, Cia Iguaçu de Café Solúvel, Companhia Cacique de Café Solúvel, Rxm, Globe Brazil Export, Abn8 Trading, 100% Amazonia e Francfort Trade.

Além da missão, o Mapa terá um estande com 12 expositores brasileiros na feira World Food Istambul, e a viagem servirá ainda para que representantes do ministério façam reuniões sobre eventos futuros com a Apex-Brasil e a Embaixada do Brasil nos Emirados, como a rodada de investimentos Agriscape, em outubro, e a feira Sial Middle East, em dezembro, ambas em Abu Dhabi. “Iremos apresentar um portfólio de projetos de investimento para a Agriscape e pretendemos levar 15 empresas brasileiras para a Sial, sem custos, e estamos com inscrições abertas para empresas interessadas em participar”, concluiu Silva.

Bruna Garcia Fonseca – ANBA

Artigos relacionados

Close