Notícia

Show leva música egípcia contemporânea a São Paulo

Apresentação gratuita faz parte da programação relacionada à exposição ‘Egito Antigo – Do Cotidiano à Eternidade’, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A música egípcia vai reverberar na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de São Paulo, no dia 27 deste mês. A apresentação de Sami Bordokan (foto acima), alaudista e cantor, inclui repertório musical que vem sendo criado e ouvido nas últimas décadas em torno do Egito. A atividade é do Programa CCBB Educativo SP e ocorre enquanto está em cartaz no local a exposição Egito Antigo – Do Cotidiano à Eternidade.

O evento é gratuito e terá duas horas de duração. O espetáculo conta com uma seleção diversificada, incluindo de canções populares a composições próprias, permeadas por inusitadas improvisações ao som do alaúde, qanun, instrumento de cordas, e derbak, tipo de tambor.

A programação faz parte do Múltiplo Ancestral, uma plataforma de trocas entre o público, mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando memória e patrimônio.

O alaudista

Sami Bordokan nasceu em São Paulo, em 1973, e é filho de libaneses de Akkar. O músico aprendeu sobre o ofício ainda em casa ouvindo o pai, alaudista e cantor, e começou a tocar alaúde aos seis anos. Na adolescência, foi ao Líbano estudar o instrumento e o canto oriental. Bordokan pesquisou as raízes da música clássica árabe, especialmente da Andaluzia.

O artista teve passagens pela Síria e Norte da África quando se dedicou aos estudos das escalas orientais (maqamat charqie), dos ritmos e dos vários estilos de música árabe como a bachraf, a longha e o dulab. No Brasil, o artista apresenta um repertório amplo, incluindo peças eruditas árabes do século X ao século XIX e de canções folclóricas a composições próprias permeadas por improvisações diferentes.

Serviço
Apresentação de música egípcia contemporânea com Sami Bordokan
Dia 27 de março, às 16h
Área externa do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo – SP
Aberto todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças-feiras
Informações: (11) 4298-1270

Artigos relacionados

Close