Notícias do Escritório

Unimar realiza o Dia do Egito com a participação do Cônsul Comercial

A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Departamento de Relações Internacionais (DRI) e o curso de Administração, realizou em conjunto com a Embaixada da República Árabe no Brasil o Egypt Day, evento focado nas relações comerciais e culturais. O encontro contou com a participação do Cônsul Comercial do Egito em São Paulo, Mohamed Elkhatib.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, foi uma honra poder realizar mais um importante evento internacional na Instituição. “A Universidade de Marília vem saindo na frente no campo da internacionalização e este é mais um dia especial em que estamos recebendo o Cônsul do Egito pra contar um pouco das trocas comerciais possíveis entre os dois países”, conta.

Ainda segundo Fernanda, o encontro exerce um importante papel no processo de aprendizagem dos acadêmicos. “Nós aproveitamos a oportunidade para que alunos e professores possam realizar a troca de experiência, que é tão importante para o processo de formação acadêmica”, enfatiza.

O Cônsul Comercial do Egito em São Paulo, Mohamed Elkhabit, palestrou na Universidade de Marília sobre a cultura egípcia, as relações com países parceiros e o livre comércio com o Brasil. Segundo ele, participar do Dia do Egito foi uma grande oportunidade de estreitamento dos relacionamentos. “Estou na Unimar pela primeira vez e muito honrado pelo convite. Preparar este encontro foi uma grande iniciativa da Instituição, pois aproximou as empresas da cidade, do estado e do Egito porque a cidade nos oferece muitas oportunidades de acordos comerciais, principalmente no setor alimentício, já que temos aqui as mais importantes empresas do setor”, explica.

Ainda segundo o Cônsul, o Dia do Egito proporcionou também a troca cultural. “Além disso, foi uma grande oportunidade para apresentar aos acadêmicos sobre a cultura e história egípcia, para isso trouxe peças históricas e montei um mini-museu, com a intenção de instigar os participantes do encontro a se interessar pelo país e buscar intercâmbio às nossas Universidades”, ressalta.

O Dia do Egito foi mais um dos projetos no processo de internacionalização da Universidade, que busca trazer oportunidades de experiências internacionais aos acadêmicos e professores com a realização de semanas dedicadas a diferentes países e o intercâmbio de alunos à Instituições de Ensino no exterior.

De acordo com o docente do curso de Direito da Unimar e integrante do Departamento de Relações Internacionais (DRI), Rafael Delazari, a instituição realiza fortes ações de internacionalização. “A Unimar proporciona esta experiência por meio de visitas e levando acadêmicos para o exterior. Hoje, recebendo o Cônsul, refletimos sobre a intenção de mostrar que estamos abrindo portas em todos os continentes e, obviamente, aumentando a chance de levar o nome da Unimar mundo afora”, conta

O Egypt Day proporcionou também o encontro do Cônsul do Egito com empresários locais, por meio da parceria com a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM). “A ACIM vem desenvolvendo um trabalho de excelência em conjunto com a Universidade de Marília, apoiando desde o início este projeto e possibilitando a troca de experiências com os empresários da cidade de Marília e região. Portanto meu muito obrigada a todos que fizeram com que o Egypt Day fosse um sucesso!”, comemora Fernanda Mesquita Serva.

Artigos relacionados

Close